A seita tem um radar....(XIV)
Os salpicos das ondas na Nau dos Corvos chegaram ao Ribatejo.Há ecos duma "espuma da novidade benfazeja"...
Não ser hoje um ativo Amigo de Peniche, é sê-lo na aceção histórica.
Os salpicos das ondas na Nau dos Corvos chegaram ao Ribatejo.
Penso ser perfeitamente possível compatibilizar o peso da memória histórica da Fortaleza de Peniche, devidamente evocado em confinada zona museológica dedicada, com a existência duma Pousada de Portugal no restante espaço de toda uma área tornada finalmente condigna por e para esse efeito.Vem isto a propósito de certos fundamentalismos....
Foto de Vítor Ribeiro
"No passado dia 8, desde as 10 horas da manhã até às 17 horas, o fumo não parou de sair da chaminé de uma fábrica de Peniche à beira da praia com Bandeira Azul. Isto aconteceu sempre de 5 em 5 minutos sem parar. Decerto que foi por avaria, mas o estranho, é ninguém ter dado por isso e se deu, fez de conta que não viu. Todos nós na praia somos testemunho vivo. "
(in Jornal das Caldas 24-09-2008)
Um homem é acusado de tentar assassinar a mulher, em 2003, fazendo despenhar nas rochas a viatura onde circulavam, numa falésia perto do Cabo Carvoeiro.
Há muito que me incomoda o paupérrimo aproveitamento que tem sido dado a todo o recinto da Fortaleza de Peniche.
Ultrapassando a surpresa da omissão inicial, a Câmara Municipal de Peniche soube recuperar o atraso perdido e lançar importante cartada no sentido de colocar Peniche na rede de Centros de Alto Rendimento (CAR) de desportos de ondas, como parece ser por demais devido.Um video estava esquecido, muito calado, a ver o que acontecia.
Pela 18ª vez, continua o inestimável trabalho da Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche, na organização de eventos de pedestrianismo, num concelho onde a valorização de iniciativas pedonais conta com tão poucos defensores.
Até aceito que os preços de venda dos combustíveis em Portugal variem de modo complexo com outras variáveis, que não apenas o preço do crude nos mercados internacionais.
Decorrerá de 16 a 22 de Setembro a Semana Europeia da Mobilidade 2008.Ora toda a gente sabe da dificuldade de em Peniche se encerrar ruas ao tráfego....mesmo as pedonais....
Mas julgo haver ainda muito a dizer.
Desde logo, e como foi sugerido, carece de saber quais os reais benefícios para a cidade da impune catedral de contrafacção, de periodicidade mensal, que se tenta por todos os meios preservar?
E como é que se tal se conjuga com a imagem de cidade moderna que Peniche pretende promover?
E o Campo da Torre permanecerá estático, qual monumento à oportunidade perdida?
E os 4 dias da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem vão continuar a ser quase 3 semanas de chinfrineira de pistas e carrosséis pela noite dentro, para agrado dos forasteiros e desespero dos locais?
As respostas a estas e outras questões estão cada vez mais separadas por apenas um Fosso!

Junto aqui a folha original donde extraí toda esta história.
Nada sei sobre a origem desta BD, excepto o nome do autor, patente na obra, e de que já a tinha visto, há uns anos atrás, não sei em que contexto.
A consulta do projecto de recuperação do Fosso das Muralhas de Peniche não deixa qualquer dúvida de que o recinto da Feira Mensal e da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, terá de mudar de lugar.
...é o nome da música do novo videoclip dos Dapunksportif, retirado do mais recente álbum «Electro Tube Riot», editado em Maio deste ano pela banda de Peniche.
Dois anos após «Ready!Set!Go!», a banda de Paulo Franco e João Guincho continua a bem navegar na onda do rock...
“A 22 de Abril de 1755 lançou o mar na praia de Peniche um peixe morto de forma nunca vista: tinha quarenta côvados de comprido, o couro pelo lombo era preto e pela barriga branco, e nela tinha a boca. De altura tinha quinze palmos, a cabeça levantada quatro côvados em alto: os olhos com um de roda e cada orelha de oito côvados. Tinha dezasseis dentes de cada banda, cada um de meio côvado em redondo, e de um dente a outro um palmo de distância."
...é o título de um novo Blogue recentemente aparecido na blogosfera penicheira, já linkado na faixa lateral, e que muito informa sobre a temática da Protecção Civil, em especial no que à região de Peniche reporta.
"....O IC11 foi projectado com um Perfil Transversal Tipo de 2x2 vias, características e nível de serviço adequados a um perfil de auto-estrada. Todavia, não foi considerado o cenário “portagens”, uma vez que esta questão deverá ser equacionada em sede própria, mediante um estudo económico-financeiro a eventualmente realizar para o efeito...."
Embora tardio, não quero deixar de assinalar o segundo aniversário do Peniche Online, ocorrido no passado dia 17 de Agosto.
Com a nova legislação referente à validade da carta de condução são cada vez mais os condutores na situação de renovação daquele documento.