Futura Marina de Peniche. Qual o modelo a seguir e onde se deverá localizar? Peniche poderá ter um novo passeio marítimo?
Candidato pela CDU (António José Correia):
É do conhecimento público que o conceito de Marina que defendemos para Peniche é o de uma Marina Urbana, com uma forte ligação de proximidade ao centro histórico da cidade. Nesse sentido, temos vindo a trabalhar conjuntamente com o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, no seio do reordenamento da bacia portuária e nos termos da cooperação institucional recentemente acordada, de modo a que seja possível aumentar o número de locais de amarração destinados a embarcações de recreio dentro da zona portuária. Tal envolverá a transferência das embarcações de pesca para a nova zona portuária, libertando dois dos pontões localizados mais proximamente ao casco histórico o que permitirá construir a marina urbana. No âmbito do Plano de Acção do Oeste, foi contratualizado com o Governo o financiamento para a construção do prolongamento do actual molhe da “marina” que contribuirá igualmente de modo significativo para a concretização deste projecto. Quanto à questão de um novo passeio marítimo, julgamos que toda a intervenção prevista no âmbito da recuperação do Fosso da Muralha, permitirá para que Peniche possua efectivamente um novo passeio marítimo, aproximando as pessoas ao mar e assim aumentar a atractividade da nossa cidade.
Candidato pelo PS (Carlos Amaral):
O que a candidatura do PS defende nesta matéria é, desde logo, a sua importância enquanto veículo de desenvolvimento da actividade económica para o sector do Turismo, que, consideramos, uma alavanca decisiva para o futuro no nosso concelho. Defendemos portanto a valorização da náutica de recreio com o alargamento da sua área na infra-estrutura portuária existente, designadamente, nas áreas correspondentes aos primeiros pontões, em articulação com o IPTM, o Clube Naval de Peniche e com as empresas que actuam nesta actividade.
Quanto ao passeio marítimo, consideramos que será uma necessidade e irá surgir, em nossa opinião, em função da forma como se irá desenvolver a articulação entre, a requalificação do Fosso das Muralhas, a valorização do “ Cais das Gaivotas” e intervenção a efectuar na zona envolvente da área alargada na infra-estrutura portuária, para a náutica de recreio.
Candidato pelo PSD (Luís Ganhão):
Numa primeira fase, correspondente ao próximo mandato, tudo será feito para concretizar, em estreita colaboração com o IPTM, o que preconizamos no ponto 5. Porém, seguramente serão estabelecidas as medidas de apoio ao investimento que permitam, em parceria com empresas privadas, materializar o projecto de construção de uma marina (e correspondente componente imobiliária) na zona do Molhe Leste.
Tudo faremos para tornar Peniche numa verdadeira Cidade Atlântica em que todas as componentes marítimas serão acarinhadas.
Marina turística, porto de recreio, área de apoio a empresas marítimo-turisticas, serviços a embarcações passantes, passeio marítimo, desenvolvimento de desportos náuticos e radicais, aquário oceânico, estabelecimentos de talassoterapia, etc., etc., serão complementares e tornarão sustentável o desenvolvimento da actividade económica do sector.
Candidato pelo CDS-PP (Pedro Formozinho Sanchez):
Peniche e sua Marina são conhecidos nos roteiros marítimos Internacionais, nomeadamente Franceses e Ingleses, como NÃO RECOMENDÁVEIS. Isto por que não servem para o fim a que foram feitos.
A Marina não tem condições capazes para receber quem quer que seja, e é a segunda mais pequena do País, veja-se a lista de espera do Club Naval:
· Não tem balneários para as tripulações que se abrigam ou fazem escala na nossa Cidade;
· Não tem uma sala de convívio para receber essas mesmas tripulações, equipadas minimamente, com Net e outros meios de comunicação e divulgação;
· Não tem capacidade para receber embarcações de grande porte a não ser que acostem ao Cais da responsabilidade do IPTM.
O modelo a seguir é o de tantas outras Marinas que oferecem as condições que apontei acima.
Quanto ao local, julgo que só há um dentro do Porto de abrigo que é Peniche, de preferência mais próximo da Cidade e por conseguinte não muito distante da actual e em local mais abrigado às tempestades.
Peniche é por si só um passeio marítimo, e o que é preciso é criar melhores condições nos que já existem.