sexta-feira, outubro 30, 2009

Bye.

Termina hoje o Rip Curl Pro Search em Peniche.
Foi indubitavelmente uma aposta ganha pelo executivo municipal, que já nos provou saber mover-se nestes grandes acontecimentos mediáticos, como prancha em supertubo.
Foi também, e sobretudo, um desafio ganho por Peniche.
Para muitos que duvidavam da excelência da onda penicheira e do peso e projecção mundial que pode envolver o desenvolvimento actual do surf, estarão agora perfeitamente elucidados da dimensão do fenómeno.
Artigos como estes, são reveladores do êxito da prova e da polivalência penicheira para a modalidade.
Resta-me apenas uma dúvida.
Terá esta aposta a rentabilidade suficiente para ser o objectivo central da estratégia turístico-económica do concelho, a celebrada Capital da Onda, ou não passa de mais uma interessante fonte de animação económica que, como outras, também deve ser acarinhada?
Aguardo ser esclarecido, até porque "a prestação de contas em torno das realizações, constituem um compromisso, simultaneamente técnico e político, que o actual executivo municipal vai apoiar" . Onde é que já li isto?

quarta-feira, outubro 28, 2009

Este não é o rio que passa na minha aldeia

terça-feira, outubro 27, 2009

Santos da casa....

Peniche rejubila com a passagem dos melhores do mundo de surf e desmultiplica-se em esforços variados nesse acolhimento.
São americanos, australianos, e muitos outros que por cá são apaparicados com a atenção legitimamente devida a atletas de alta competição mundial.

Os da foto também são dos melhores do mundo, mas quase não se fala neles. Têm palmarés firmado ao nível mundial, mas por poucos conhecido. Vão de novo disputar o Campeonato do Mundo de Pesca, entre os dias 1 a 8 de Novembro, na Alemanha.
E são de Peniche!

Estranha terra esta que idolatra os forasteiros e quase ignora os locais.
Registo os seus nomes: Mário Veríssimo, Carlos Costa, António Pais, Paulo Sousa, Eduardo Sousa, Carlos Bruno e Bruno Rodrigues.

segunda-feira, outubro 26, 2009

O desastrado pescador

Supertubos. Ontem à tarde.

sexta-feira, outubro 23, 2009

1ª Mostra Erótica-Paródica

Nas Caldas da Rainha, indiferentes a alguma brejeirice popular que tal possa provocar em cidades vizinhas, lá vão promovendo de modo consistente, artístico e intelectual, uma das manifestações mais carismáticas da cidade.

Enquanto empresas cerâmicas, como a SECLA e outras, por lá vão murchando, essa popular criação local mantém toda a vivacidade.

Dinamizada pela Confraria do Príapo, uma associação criada por comerciantes, artesãos, artistas e professores, com o objectivo de valorizar e divulgar a tradicional cerâmica erótica, a Mostra conta com iniciativas que envolvem exposições, teatro, ateliers de pintura e desenho, palestras, espectáculos, mesas-redondas, jantar temáticos (?) e cremosas criações de Pastelarias locais, com a participação de "cake designers".

Quando é preciso dinamismo cultural, lá está, as Caldas fá-lo!

(Príapo, Man Ray)

quinta-feira, outubro 22, 2009

Quando a carroça precede os bovídeos

Na passada semana, foi lançado o concurso público para a elaboração do plano de urbanização da zona industrial de Vale do Grou.
Longos anos depois de definida tal intenção, da sua posterior e pública difusão, das consequentes transacções e investimentos em terrenos, das concomitantes inflações de preços na zona, só agora se dá finalmente início ao processo de criação duma zona industrial naquela zona do concelho de Peniche.
Será que, para o município ou para as eventuais empresas interessadas, ainda é comportável a aquisição de terrenos naquela zona?

E tanto se pediu grandes ondas que....

quarta-feira, outubro 21, 2009

O escrupuloso dever de anfitrião

Há já alguns dias que paira por Peniche toda a fina flor do surf mundial e ainda nem lhes dei as boas-vindas, como é devido.
Inopinadamente, de modo fortuito e mesmo totalmente ao acaso, saquei uma imagem de um qualquer desses participantes de elite do Rip Curl Pro Search só para aqui simbolizar o consagrado acolhimento penicheiro.
Então, cá vai:
ALOHA, Alana Blanchard!

terça-feira, outubro 20, 2009

Rip Curl Pro Search amigo de Peniche?

Gosto do conceito saudável, radical e selvagem associado ao fenómeno do surf e afins.
Gosto da filosofia ecológica sustentável que promove e divulga.
Gosto do mar e da proximidade da praia.
Gosto de Peniche e de ter de conter alguma vaidade perante a actual projecção da cidade.
E gostaria que o futuro de Peniche pudesse incluir esta aposta na onda.
Mas nem sempre podemos ter tudo o que gostamos.
Perante opção que causa comprovada discussão, eis aqui uma soberana oportunidade de se avaliar e divulgar todo o envolvimento económico deste evento, desde os imediatos e disponíveis custos directos até aos estimados e indirectos benefícios.
Só depois, poderei gostar sem restrições!

Oh no, it's raining again

segunda-feira, outubro 19, 2009

Peniche Mediático

É uma semana de grande exposição mediática da cidade.
Não admira que por todo o lado surjam novos Centros de Imprensa...

Eles andam por aí....


sexta-feira, outubro 16, 2009

Naturalmente privilegiados....

Em véspera de fim-de-semana, não deixem de reparar na imagem da webcam que teimo em perpetuar na faixa lateral.
Quase deserta, de cativante enquadramento e apetecível temperatura, a praia de Peniche de Cima permanece um dos grandes privilégios penicheiros.
Psiuuu, não digam a ninguém....

Prémio Lotaçor vem para Peniche

Um trabalho da autoria dos investigadores Ana Inês Rodrigues, Celso Alves, Ernesto Araújo e Hugo Ricardo Monteiro, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche, tendo como orientador o Prof. Dr. Rui Pedrosa, foi o vencedor do Prémio Anual Universitário Lotaçor 2008/2009.
Denominado "Algelo", o projecto consiste no aproveitamento das propriedades antioxidantes, antifúngicas e antibacterianas de algumas algas da costa de Peniche e das Berlengas, para a produção de gelo que conserve mais eficazmente o peixe.

Trata-se da primeira distinção a nível nacional dedicado ao tema " O Mar e as Pescas", e tem como objectivo incentivar uma cultura de ligação mais estreita entre o meio académico e o tecido empresarial. A cerimónia de atribuição do prémio, uma bolsa de estudo no valor de 6000 euros, decorreu ontem, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Os meus efusivos parabéns à equipa e à instituição que tão bem souberam interligar e promover os três grandes sustentáculos do Futuro Penicheiro, a educação, o tecido empresarial e o mar.

quinta-feira, outubro 15, 2009

Polícia de Segurança da Polícia de Segurança Pública

Notícia no Jornal das Caldas:
"No dia 4 de Outubro,....... a PSP de Peniche deteve dois indivíduos, com 21 e 24 anos, por terem agredido e ameaçado os elementos policiais que tentavam repor a ordem pública. Os agressores estariam a deitar contentores do lixo para o chão e a provocar danos em viaturas."

Vamos ver se percebi?!
Os meliantes derrubavam contentores e danificavam viaturas provocando a destruição gratuita de propriedade pública e privada. Não se justificava a detenção, havia apenas que repor a ordem.
A PSP, força policial profissional destinada a impedir este tipo de situações, tenta acalmá-los e é ameaçada. Então sim, são detidos!
Afinal, quem protege quem?

quarta-feira, outubro 14, 2009















Calçada dos Gigantes (Irlanda do Norte) e trecho na Ponta do Trovão (Peniche)

Não constam por cá mastodônticos transeuntes para quem a calceteira natureza se tenha aplicado. Mas depois de tanto esmero pela zona, até se compreende algum relaxe durante a trovoada...

terça-feira, outubro 13, 2009

O eterno arrebatamento de "Pnixima"

Um dos muitos e talentosos trabalhos de Vitor Agostinho, patentes no seu Sketches Book.

We are Peniche!

Quem disse que a 102 FM é a única rádio penicheira?

Por aqui se compila um excelente trabalho de antologia da música penicheira, com figuras incontornáveis do carismático panorama musical local.

Só falta mesmo o concerto com a presença de todos e uma nobre causa solidária por detrás.
Deixo-lhes o desafio...

segunda-feira, outubro 12, 2009

A consolação em esboço

Aprecio muito os desenhos que Carlos Matos tem colocado no seu Blogue de Esboços.
Gostei particularmente da originalidade destes que retratam os (mais e menos) idosos que frequentam os rochedos na vertente sul da Consolação, e procuram nas elevadas concentrações de iodo no local, panaceia para as maleitas ósseas que os atormentam.
E como a zona lombar é particularmente queixosa, é vê-los de rebaixada indumentária, competindo com algumas modas juvenis contemporâneas.
Não admira, pois, que na zona se refiram a este local como Praia do Rego.

Autárquicas 2009 - Concelho de Peniche

Resultados para a Câmara Municipal:

PCP-PEV ................ 5887 votos (44,08 %)
PPD/PSD ................3771 votos (28,24%)
PS ........................2665 votos (19,96%)
CDS-PP....................326 votos (2,44%)
B.E. .......................251 votos (1,88 %)
Brancos...................266 votos (1,99 %)
Nulos......................189 votos (1,42 %)

mais info: aqui

Com este resultado o PCP-PEV mantém a presidência da autarquia, conquistando a maioria absoluta.
O PS venceu a Junta de Freguesia de Ferrel, o PPD/PSD a de Atouguia da Baleia, sendo as restantes ganhas pelo PCP-PEV.

Para muitos a participação cívica esgota-se aqui, no acto eleitoral. Para os participantes deste blogue espera-se que seja a continuação incólume duma participação cívica, vigilante e activa, alicerçada na convicção de que Peniche poderá ser sempre aquilo que os penicheiros quiserem.

Que a sofreguidão na escolha dos melhores autarcas não faça esquecer que o importante é, permanentemente, tentarmos ser melhores munícipes.

(post corrigido no que respeita ao vencedor da Junta de Freguesia de Ferrel, após alguns alertas e contributo que muito agradeço.)

sexta-feira, outubro 09, 2009

Um futuro amigo de Peniche (etapa 9)

A iniciativa “Um futuro amigo de Peniche” termina hoje a sua primeira parte.
Congratulo-me com a adesão de quatro das candidaturas à presidência da autarquia e com a faceta mais construtiva dos contributos gerados.

Gostaria de ter conseguido melhor!
Reconheço que a escolha dos temas terá sido discutível e, como um dos candidatos bem fez notar, deixou de fora as questões relativas ao resto do concelho (com excepção do Baleal).
Também as respostas obtidas não foram tão concretas quanto o desejado (e solicitado), dificultando o processo de vigilância cívica agendado para a continuidade do projecto.
Nos contributos, assinale-se uma crescente civilidade nas intervenções, com alguns contributos interessantes, mas onde também se poderia ter ido mais longe no debate.

Não obstante, o projecto segue com saldo francamente positivo, tendo proporcionado uma pública confrontação de ideias e facultado espaço para uma intervenção cívica activa centrada nos problemas penicheiros. Foi incontornável a crispação política da época, mas também se assinala o aparecimento duma crescente e supra-partidária preocupação com o futuro penicheiro, que este blogue tanto tenta promover.

Com um incremento para cerca de 200 visitas diárias e um recorde de 5000 visitas atingidas no mês de Setembro, cumpre a este Blogue agradecer, de igual modo, aos candidatos pela disponibilidade demonstrada, e aos comentadores que souberam aproveitar esta oportunidade para dar a sua contribuição na senda de tornar Peniche um lugar melhor.

O projecto volta após eleições com a síntese das respostas da candidatura ganhadora, as quais nos comprometemos a vigiar, acompanhar e fazer cumprir durante a vigência do mandato que os penicheiros lhe outorgarão.

Até lá, e confessando-me particularmente necessitado, entro desde já em período de reflexão.

quinta-feira, outubro 08, 2009

Um futuro amigo de Peniche (Questão Nº 7)


Futura Marina de Peniche. Qual o modelo a seguir e onde se deverá localizar? Peniche poderá ter um novo passeio marítimo?

Candidato pela CDU (António José Correia):
É do conhecimento público que o conceito de Marina que defendemos para Peniche é o de uma Marina Urbana, com uma forte ligação de proximidade ao centro histórico da cidade. Nesse sentido, temos vindo a trabalhar conjuntamente com o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, no seio do reordenamento da bacia portuária e nos termos da cooperação institucional recentemente acordada, de modo a que seja possível aumentar o número de locais de amarração destinados a embarcações de recreio dentro da zona portuária. Tal envolverá a transferência das embarcações de pesca para a nova zona portuária, libertando dois dos pontões localizados mais proximamente ao casco histórico o que permitirá construir a marina urbana. No âmbito do Plano de Acção do Oeste, foi contratualizado com o Governo o financiamento para a construção do prolongamento do actual molhe da “marina” que contribuirá igualmente de modo significativo para a concretização deste projecto. Quanto à questão de um novo passeio marítimo, julgamos que toda a intervenção prevista no âmbito da recuperação do Fosso da Muralha, permitirá para que Peniche possua efectivamente um novo passeio marítimo, aproximando as pessoas ao mar e assim aumentar a atractividade da nossa cidade.

Candidato pelo PS (Carlos Amaral):
O que a candidatura do PS defende nesta matéria é, desde logo, a sua importância enquanto veículo de desenvolvimento da actividade económica para o sector do Turismo, que, consideramos, uma alavanca decisiva para o futuro no nosso concelho. Defendemos portanto a valorização da náutica de recreio com o alargamento da sua área na infra-estrutura portuária existente, designadamente, nas áreas correspondentes aos primeiros pontões, em articulação com o IPTM, o Clube Naval de Peniche e com as empresas que actuam nesta actividade.
Quanto ao passeio marítimo, consideramos que será uma necessidade e irá surgir, em nossa opinião, em função da forma como se irá desenvolver a articulação entre, a requalificação do Fosso das Muralhas, a valorização do “ Cais das Gaivotas” e intervenção a efectuar na zona envolvente da área alargada na infra-estrutura portuária, para a náutica de recreio.

Candidato pelo PSD (Luís Ganhão):
Numa primeira fase, correspondente ao próximo mandato, tudo será feito para concretizar, em estreita colaboração com o IPTM, o que preconizamos no ponto 5. Porém, seguramente serão estabelecidas as medidas de apoio ao investimento que permitam, em parceria com empresas privadas, materializar o projecto de construção de uma marina (e correspondente componente imobiliária) na zona do Molhe Leste.
Tudo faremos para tornar Peniche numa verdadeira Cidade Atlântica em que todas as componentes marítimas serão acarinhadas.
Marina turística, porto de recreio, área de apoio a empresas marítimo-turisticas, serviços a embarcações passantes, passeio marítimo, desenvolvimento de desportos náuticos e radicais, aquário oceânico, estabelecimentos de talassoterapia, etc., etc., serão complementares e tornarão sustentável o desenvolvimento da actividade económica do sector.

Candidato pelo CDS-PP (Pedro Formozinho Sanchez):
Peniche e sua Marina são conhecidos nos roteiros marítimos Internacionais, nomeadamente Franceses e Ingleses, como NÃO RECOMENDÁVEIS. Isto por que não servem para o fim a que foram feitos.
A Marina não tem condições capazes para receber quem quer que seja, e é a segunda mais pequena do País, veja-se a lista de espera do Club Naval:
· Não tem balneários para as tripulações que se abrigam ou fazem escala na nossa Cidade;
· Não tem uma sala de convívio para receber essas mesmas tripulações, equipadas minimamente, com Net e outros meios de comunicação e divulgação;
· Não tem capacidade para receber embarcações de grande porte a não ser que acostem ao Cais da responsabilidade do IPTM.
O modelo a seguir é o de tantas outras Marinas que oferecem as condições que apontei acima.
Quanto ao local, julgo que só há um dentro do Porto de abrigo que é Peniche, de preferência mais próximo da Cidade e por conseguinte não muito distante da actual e em local mais abrigado às tempestades.
Peniche é por si só um passeio marítimo, e o que é preciso é criar melhores condições nos que já existem.

quarta-feira, outubro 07, 2009

Um futuro amigo de Peniche (Questão Nº 6)

ETAR, ESIP e Fábrica de Farinha de Peixe, o que vai mudar no “aroma” penicheiro?
Candidato pela CDU (António José Correia):
Todas estas unidades referenciadas desenvolveram e/ou estão ainda a desenvolver projectos orientados para a resolução dos problemas ambientais resultantes do seu funcionamento, onde se incluem os eventuais excessos de odores associados às características da sua actividade específica. Com a conclusão desses investimentos será possível minimizar de modo significativo os impactos resultantes da actividade de empresas que assumem uma particular relevância na história da cidade de Peniche, no seu desenvolvimento em torno das pescas e na sua importância económica, social e ambiental para o concelho de Peniche. No que diz respeito à ETAR, para responder a estes problemas, e em estreita colaboração com a CCDRLVT e com a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Tejo, foi desenvolvido o estudo prévio de engenharia, com o objectivo de adaptar a ETAR às suas afluências actuais e futuras, tendo em conta o cumprimento da respectiva licença de descarga. Desse conjunto de intervenções foi já iniciada obra de prolongamento do emissário.

Candidato pelo PS (Carlos Amaral):
Trata-se de assunto muito actual e sempre presente no quotidiano dos penicheiros e de quem nos visita.
Relativamente à ETAR, o que pensamos nesta matéria é intervir, optimizando as condições do seu funcionamento através de investimentos a efectuar, designadamente, a construção de um emissor por forma a que deixe de se verificar as descargas para as rochas situadas na “praia do cabo”, e também no reforço do sistema de tratamento de filtragem de cheiros. Ainda nesta matéria, procuraremos encontrar, com as empresas que produzem efluentes industriais que são canalizados para a ETAR, soluções tendentes a que seja efectuado por parte destas o tratamento das suas águas residuais.
No que diz respeito à ESIP e FÁBRICA DE PARINHA DE PEIXE, é conhecido o contexto sócio económico em que vivem. Por isso, a nossa posição assenta em fazermos sentir, às empresas em causa, a necessidade de investimento no sistema de filtragem de cheiros. Para tanto, iremos ter, sempre em diálogo com as empresas, uma postura de acompanhamento e monitorização no sentido de fazer cumprir o que, relativamente a esta matéria, está legalmente definido.

Candidato pelo PSD (Luís Ganhão):
Uma das mais fortes apostas que fazemos para o futuro é o da resolução do problema dos cheiros e odores penicheiros. Para tal à que tomar enérgicas e eficazes medidas de controlo fazendo cumprir o regulamento aprovado, e em vigor, sobre os efluentes industriais.
Ocorrerão acções de formação e sensibilização junto das unidades fabris que, acompanhadas de uma fiscalização de proximidade, permita a execução correcta das regras de boa operação dos equipamentos.
Necessário será também investir na recuperação da ETAR de Peniche, sobretudo na sua desodorização, e órgãos de tratamento.
Será uma luta diária e sistemática, mas que urge vencer.

Candidato pelo CDS-PP (Pedro Formozinho Sanchez):
Quantos a estes três pontos que são abordados, pouco ou nada quase há a dizer pois eles têm estado em cima da mesa desde a sua existência, sendo que no entanto o primeiro ou seja a ETAR é da responsabilidade da Câmara Municipal e a ela cabe terminar o que de mal foi feito para minorar os aspectos negativos que todos conhecemos. Há que reformular e modernizar a ETAR, pois já não se justifica o que se está a passar.
Quantos aos outros dois aspectos pura e simplesmente, é o que se passa em quase todo o nosso Portugal: Falta de controle das fontes de poluição sejam elas donde vierem. Existem mecanismos de controle para minimizar estes cheiros que todos conhecemos. Há que filtrá-los, tratá-los e mantê-los em bom funcionamento.
Não vale a pena, como muita vezes se faz e pensa, mudar ou transferir estas indústrias para outros locais. Pois nem sempre é verdade que longe da vista longe do coração. O que se faz com essas atitudes impensadas é, isso sim, que se transportam os problemas para perto de outros e julga-se que se resolveram as coisas.
Vergonha é ainda existir neste Concelho um aterro de resíduos a céu aberto e com graves problemas Ambientais e para as Populações Locais de Ferrel.

terça-feira, outubro 06, 2009

Um futuro amigo de Peniche (etapa 8)

Descobri hoje que este blogue tem alguma responsabilidade na ausência da participação da candidatura do CDS-PP nesta iniciativa.
Um mail do respectivo candidato alertou-me para um comentário de dia 24 de Setembro, onde era fornecido o seu endereço electrónico. Essa informação foi inserida num comentário a um post do dia 14 do mesmo mês e, seguramente devido a essa larga (em termos bloguísticos) desfasagem de datas, não foi acedida atempadamente, e só agora dela dei conta.
Em simultâneo, o candidato envia as suas respostas às questões entretanto abordadas, com pedido de publicação. Obviamente que esta outra contribuição de ideias para Peniche não poderá deixar de ser divulgada.
Estou convicto que as outras candidaturas saberão entender que qualquer aparente vantagem que possa advir do conhecimento prévio das respostas alheias, não chegará para compensar tal entrada tardia na iniciativa.
Contudo, e por princípio, os posts publicados e comentados não podem ser alterados, pelo que as respostas em causa não poderão ser acrescentadas no devido local.
Mas podem ser consultadas aqui.

sexta-feira, outubro 02, 2009

Um futuro amigo de Peniche (Questão Nº 5)

Qual o futuro para o Cais das Gaivotas, após a remodelação do Fosso das Muralhas?

Candidato pela CDU (António José Correia):
No âmbito da Parceria para a Regeneração Urbana, foi aprovada uma verba de 5.000.000€ para a recuperação do fosso da muralha. Encontra‐se em fase de audiência prévia até ao próximo dia 2 de Outubro, a intenção de adjudicar a obra da 1ª fase (intervenções na zona molhada) à empresa Etermar pelo montante de 3.624.680,98€ (+IVA). A 2ªfase, recuperação urbanística e ambiental e requalificação da zona terrestre envolvente, incluirá arborização e iluminação pública e do monumento da muralha, espaços lúdicos e desportivos e infraestruturas urbanas. A elaboração do respectivo projecto será uma prioridade do próximo mandato. Da nossa parte, e a exemplo da nossa prática em situações semelhantes, proporcionaremos condições de participação pública na elaboração do projecto.

Candidato pelo PS (Carlos Amaral):
O que perspectivamos para o Cais das Gaivotas, também conhecido pelos pescadores mais antigos por “Ponta da Investida” será a sua requalificação, na sequência da intervenção no Fosso das Muralhas, como área de lazer e de animação. Estamos na presença de uma área, ao que sabemos, não edificável, e como tal, prevemos a instalação de unidades, em instalações específicas, de exploração de bares e outro tipo de negócio afim, correspondendo ao desenvolvimento, como dissemos, do lazer e da animação.

Candidato pelo PSD (Luís Ganhão):
O Cais das Gaivotas, nova denominação para a Ponta da Investida, terá de ser um dos espaços mais nobres da zona ribeirinha da Cidade. Será aí que deverá ser o coração da actividade náutica de Peniche, com a construção da sede do Clube Naval, dos serviços de apoio à actividade da frota de recreio, de áreas comerciais e de lazer.
Em torno dessa área dever-se-á estudar o reordenamento do espaço molhado do Porto de Peniche, contemplando-se a utilização dos dois primeiros pontões por embarcações de recreio. Dessa forma far-se-á a ligação da vocação marítima deste Povo com o casco urbano mais histórico.

Folhas de poesia!

Hoje, dia 2 de Outubro, pelas 21h30, volta o Ciclo Estações de Poesia na Biblioteca Municipal de Peniche.
Porque a poesia tanto se folheia como se pode desfolhar...

quinta-feira, outubro 01, 2009

Um futuro amigo de Peniche (Questão Nº4)

No acesso automóvel à ilha do Baleal o que vai mudar?

Candidato pela CDU (António José Correia):
Muito já mudou. Relativamente ao que se verificava em anos anteriores, o trânsito na Ilha do Baleal melhorou substancialmente. Durante este mandato, reduziu‐se o fluxo automóvel na ilha do Baleal, em consequência das medidas que foram tomadas. Incluem‐se nestas medidas, a alteração do sentido de tráfego, o reforço da sinalética e colocação de lombas transversais dissuasoras de velocidade. No Verão, e em horários de maior fluxo pedonal, foi restringido o trânsito na Rua Raul Brandão. Estas medidas contaram com o envolvimento da Junta de Freguesia de Ferrel e da participação de moradores. Para além da manutenção e do reforço destas medidas, ao longo do próximo mandato deverão ser definidas propostas que valorizem e reforcem ainda mais o usufruto daquele espaço, reduzindo ao mínimo possível a circulação automóvel.

Candidato pelo PS (Carlos Amaral):
A perspectiva desta candidatura relativamente a esta matéria é a de que, o acesso à ilha do Baleal deverá ser condicionado em função do congestionamento que, a cada momento, se verificar e com um único sentido da circulação do trânsito. Quanto ao estacionamento na ilha entendemos que deverá ser tarifado, com condições especiais para os proprietários das habitações e pescadores registados na actividade. Por outro lado há que proibir a circulação e estacionamento de autocarros e auto-caravanas na ilha. Contudo reservamos uma posição mais objectiva, em função da perspectiva que, sobre este assunto, tiver a Junta de Freguesia de Ferrel, numa clara lógica de audição dos órgãos que estão mais próximos das populações.

Candidato pelo PSD (Luís Ganhão):
O trânsito na Ilha do Baleal é um problema antigo, e de difícil resolução, que só terminará no dia em que forem criadas condições para que todos os utilizadores daquela localidade (moradores efectivos, moradores sazonais, pescadores, comerciantes, serviços, etc.) possam ter livre acesso às suas habitações e locais de trabalho sem incomodidade para terceiros e em segurança.
Não haverá certamente uma solução única, mas sim um conjunto de soluções e expedientes que passarão pela criação de zonas de estacionamento seguras e práticas, por transportes colectivos sazonais, pela sensibilização de todos os interessados, por medidas coercivas, etc.
A aprovação do Plano de Urbanização do Baleal e do Plano de Pormenor da frente de Praia certamente que trará algumas soluções que ajudarão a resolver muitos dos problemas actualmente ainda existentes.