Amigos de Peniche
Não ser hoje um ativo Amigo de Peniche, é sê-lo na aceção histórica.
sexta-feira, setembro 28, 2007
Baleal, O Blog
quinta-feira, setembro 27, 2007
Whales Autoguide
A Câmara Municipal de Peniche comemora hoje o Dia Mundial do Turismo com várias iniciativas, aqui patentes.TOURIL - ATOUGUIA DA BALEIA (STALL – WHALES AUTOGUIDE)
Cruzamento de informações

quarta-feira, setembro 26, 2007
Caminhar pelo seguro
Seria oportuno se a programada caminhada no circuito pedonal e urbano contemplasse a rua José Estevão e Largo da Misericórdia, de modo a cada vez mais se afirmar o carácter pedonal daquela zona da cidade.
É claro que os céleres carros que por ali passam vão proporcionar alguns sustos. Mas felizmente o rastreio cardiovascular é feito antes....
terça-feira, setembro 25, 2007
Não há dois sem três...
Depois de largos anos com apenas um jornal local, assistimos no mesmo mês ao lançamento de dois novos jornais em Peniche. O Jornal de Peniche, em formato on-line, já aqui referido.segunda-feira, setembro 24, 2007
Rua das Couves
Em Várzea de Meruge - Seia, a população cansou-se de pedir ao presidente da Junta que reparasse o piso de uma rua.

sexta-feira, setembro 21, 2007
Há Pinturas em Peniche
Há mais um blogue sobre Peniche.
Tem interessantes pinturas, boas fotos e está cheio de penicheirismo.
Só isso chegaria para o linkar.
Mas para além disso, ainda é de Peniche de Cima....
Foi de lá que retirei este magnífico friso:
quinta-feira, setembro 20, 2007
A Superioridade da Raça (II)
Vem isto a propósito de ontem, dia 19, numa das reuniões de pais na Escola D. Luís de Ataíde, uma bem audível música de fundo invade todo o edifício e decerto grande parte das salas de aula.
Foi já depois de sair que me apercebi tratar-se dos preparativos para mais uma festa no acampamento cigano ali ao lado.
A situação na escola é todavia clara. Os alunos que façam barulho e perturbem a sala de aula são mandados sair, em completo silêncio.
Só assim a aula poderá continuar normalmente, ao ritmo bamboleante dos Gipsy Kings...
16º Passeio Pedestre da Arméria
É já no próximo Domingo, dia 23, que os sócios e não sócios da Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche, são convidados a um outro olhar sobre a cidade em mais um passeio pedestre (o 16º) organizado por aquela Associação.terça-feira, setembro 18, 2007
Peniche no Mapa (II)
São 83 (oitenta e três!) as cidades e vilas portuguesas participantes na Semana Europeia da Mobilidade 2007, num total de 1835 cidades aderentes em todo o mundo. sexta-feira, setembro 14, 2007
A superioridade da raça
O artigo intitula-se “Etnicidade Cigana - Auto-Exclusão e Tratamento Diferencial” e é da autoria de João Ferreira Dias, Licenciado em Comunicação Cultural pela Universidade Católica Portuguesa, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira e autor do blogue Kontrastes, de onde o retirei.Aconselho a sua leitura na íntegra, mas permitam-me salientar os seguintes trechos:
Auto-exclusão e tratamento diferencial: “...não pretendo considerar cidadãos os elementos da etnia em estudo - entendendo que ao cidadão devem corresponder não só direitos inalienáveis como também deveres cuja obrigatoriedade de cumprimento se lhes impõe...”
Políticas de Realojamento: “As políticas de realojamento em Portugal não estão desprovidas de factores políticos ligados, muitas vezes, à necessidade partidária de preocupação formal face às minorias. É aqui que ocorre o tratamento diferencial, isto é, as minorias étnicas ao invés de ser alvo de segregação tornam-se prioritários. Não é por isso de estranhar que uma boa fatia do realojamento de destine à etnia cigana."..........”se juntar-mos a dificuldade que um jovem nativo português tem para conseguir uma primeira casa. O tratamento diferencial torna-se assim numa injustiça social.”
Auto-exclusão: "...Certo é que, a segregação cigana é na verdade uma auto-exclusão. As manifestações racistas tendem a estar mais representadas na postura social cigana face aos demais do que o inverso. O comportamento social cigano é sempre o de povo superior, não da forma tradicional de soberania racial, mas do ponto de vista mais pragmático -- "o cigano é mais esperto do que o senhor" (entenda-se "senhor" por indivíduo caucasiano). No que concerne às estruturas sociais, os rhom, têm dificuldade em aceitar as definições de normais comportamentais, lidando mal com questões de autoridade, lei e deveres, optando sempre pelo critério da "lei do mais forte"....”
Impunidade Social: "....As normas de comportamento social -- como o respeito pelas liberdades individuais, pelo espaço e conforto do outro -- não estão devidamente apreendidas, pelo que tendem a não compreender as regras de urbanização ligadas ao tratamento do lixo, poluição sonora e limpeza de espaços comuns. À parte disso, a desconfiança gera medo, o medo gera impunidade. É costume verificarmos que os pequenos e médios delitos e desrespeitos praticados por indivíduos de etnia cigana -- que noutros seriam severamente reprimidos -- tendem a passar impunes. .."
Depois de ler o artigo, e ao olhar o modo como os ciganos vendem, dispõem e se instalam ilegalmente, impunemente e indefinidamente no centro da cidade, sou levado a concordar com João Ferreira Dias de que há racismo em Peniche.
É que os ciganos consideram-se superiores!
quinta-feira, setembro 13, 2007
É a Scolaridade obrigatória?
No final do jogo Portugal-Sérvia de ontem o seleccionador nacional, Felipe Scolari, agrediu um jogador sérvio.Para mim chega!
quarta-feira, setembro 12, 2007
Maurice Boitel
Foi por mero acaso que em Outubro de 2006 tomei conhecimento da curiosa história dum quadro do pintor francês Maurice Boitel.terça-feira, setembro 11, 2007
Vamos Mudar Portugal?
Já por várias vezes, em vários comentários, foi aqui salientado a isenção política deste blogue.Dá-me sempre grande prazer esta clarividência dos comentadores.
segunda-feira, setembro 10, 2007
Olhó...
Há já alguns meses discutiu-se neste blogue a possibilidade de união de alguns blogues penicheiros, visando um projecto com maior dinamismo e mais visibilidade.A ideia evoluiu para um Jornal on-line, de tal modo completo e abrangente, que não pude acompanhar a dedicação e empenho que os seus mentores nele colocaram, e que um projecto desta dimensão envolve.
O resultado aí está, o Jornal de Peniche, feito com mestria e teimosia por inconcussos Amigos de Peniche.
Há muito que Peniche o merecia!
Desporto republicano
A vitória da selecção portuguesa frente a Israel no Eurobasket 2007 e a garra da sua congénere de Rugby a cantar o Hino Nacional e na sua esforçada participação no Mundial da modalidade, faz-me acreditar que ainda há desporto para além do Futebol.Se porém este é o desporto-rei, creiam-me cada vez mais fã dos esforços republicanos.
sexta-feira, setembro 07, 2007
Quem controla os controladores?
O director nacional da Polícia Judiciária determinou uma averiguação, com urgência, para analisar os procedimentos da Direcção de Investigação Criminal da PJ de Braga, nas indagações relativas aos assaltos de quinta-feira a ourivesarias de Viana do Castelo.Espero a todo o momento a notícia dum inquérito a esta actuação do director nacional da PJ...
Plano de Ordenamento da Reserva Natural das Berlengas
O Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade fez saber que decorre entre 04 de Setembro e 17 de Outubro de 2007, o período de Discussão Pública do Plano de Ordenamento da Reserva Natural das Berlengas.Durante o período da discussão pública realizar-se-ão duas sessões públicas de esclarecimento, nas seguintes datas:
14 DE SETEMBRO• 21:00 h – Câmara Municipal de Peniche – Auditório do Edifício Cultural
04 DE OUTUBRO• 21:00 h – Câmara Municipal de Peniche - Auditório do Edifício Cultural
quinta-feira, setembro 06, 2007
PORTUGAL!!!!
Pela primeira vez (se exceptuarmos uma participação por convite em 1951) Portugal qualificou-se para uma fase final dum Campeonato da Europa de Basquetebol.Após os três jogos iniciais duma participação esforçada contra os grandes do Basquetebol mundial (entre as quais a Espanha, campeã mundial em título), Portugal logrou passar à fase seguinte entre as 12 equipas de topo...
É decerto o maior feito de sempre do Basquetebol nacional.
quarta-feira, setembro 05, 2007
Direito à aprendizagem histórica
Não sei precisar o seu início, mas lembro-me que há mais de 40 anos existia na zona da Fonte Boa um bairro clandestino de barracas e casebres que constituía uma autêntica mancha social para Peniche. Após a leitura de mais um dos imperdíveis artigos de Fernando Engenheiro n’ “A Voz do Mar” pude precisar que a demolição desse bairro ocorreu em 1982, com o realojamento dos seus moradores no bairro Peniche III, actualmente designado por Arco-Íris. Devido a esta inclusão habitacional maciça o bairro rapidamente se degradou, sendo foco de graves problemas sociais que motivaram um extenso programa de reabilitação iniciado em 1997, e que obteve relativo sucesso.A escassos metros da zona onde existia esse bairro, formou-se na última década um novo bairro clandestino, na sua maioria com moradores de etnia cigana e cuja lotação não pára de aumentar.
Apesar de todas as denúncias, ainda nem sequer são visíveis medidas concretas para suster a situação actual.
terça-feira, setembro 04, 2007
Medidas para o fecho....
O recente reforço dos meios de socorro no concelho de Peniche com mais uma ambulância de Suporte Imediato de Vida, no âmbito da restruturação dos serviços de urgências, é bastante esclarecedora da postura do Sr. Ministro da Saúde face às negociações em curso sobre o encerramento daqueles serviços.Sempre aqui defendi aquilo que designei por via “não trauliteira” para uma negociação séria desta questão.
segunda-feira, setembro 03, 2007
PSP consola?
Foi na passada sexta-feira que um grupo de crianças e adolescentes de etnia cigana, aproveitando a hora de almoço, entrou nas instalações de várias fábricas na Zona Industrial do Abalo em Peniche, surripiando alguns materiais de menor valor e lançando ameaças às testemunhas em caso de denúncia.Alguns dos proprietários lesados já confessaram que não irão reportar o roubo, atendendo à inconsequência deste tipo de queixa. Escassas semanas após ter rejubilado com a pronta e vigorosa reacção nacional à destruição dum milheiral algarvio, vejo-me agora desiludido com este comodismo penicheiro face a uma cada vez maior impunidade vigente.




