quarta-feira, setembro 30, 2009

Um futuro amigo de Peniche (Questão Nº3)

O insucesso pedonal de Peniche. O Eixo pedonal Largo 5 de Outubro, D. Pedro V e Rua José Estêvão terá ou não trânsito e estacionamento automóvel nos próximos 4 anos?

Candidato pela CDU (António José Correia):
A avaliação das condições pedonais na cidade de Peniche não pode ser limitada à área referida, discordando deste modo da adjectivação formulada.

As diversas reuniões que foram realizadas em 2009, quer com a Direcção da ACISCP, quer com moradores e comerciantes daquela zona, apontaram para a possibilidade da coexistência da circulação pedonal com a circulação de trânsito, em moldes bastante condicionados. Aliás, o conjunto de actividades e serviços que existe naqueles espaços e, particularmente, o funcionamento da Santa Casa da Misericórdia, no Largo 5 de Outubro, exige a adopção de soluções que salvaguardem as condições de segurança necessárias para o seu funcionamento. A área em referência está integrada na zona de intervenção da Parceria para a Regeneração Urbana que foi aprovada no passado mês de Agosto. Este programa contempla verbas para a requalificação do Espaço Público Urbano, em diversos largos e praças do centro histórico da cidade, pelo que o projecto que está a ser elaborado para esta zona, terá o necessário enquadramento financeiro.

Candidato pelo PS (Carlos Amaral):
Trata-se de um assunto que continua por resolver e que qualquer munícipe tem dificuldade em entender que não esteja resolvido.
O que se constata é que as forças de segurança, nesta matéria têm uma complacência que não se entende.
Portanto, em primeira ordem, é impossibilitar o trânsito naquelas artérias, aliás como já prevê a sinalização existente, e pressionar as forças de segurança a cumprirem o seu papel, i.e., zelar para o rigoroso cumprimento das regras de trânsito estabelecidas.
Na perspectiva desta candidatura, o trânsito deve limitar-se a “cargas e descargas” e o estacionamento será o decorrente desse movimento, procurando-se encontrar soluções de estacionamento para os comerciantes da zona, em ruas envolventes.
Relativamente a esta matéria, está previsto no nosso programa eleitoral realização de um Estudo de Mobilidade para o Concelho.

Candidato pelo PSD (Luís Ganhão):
O trânsito na Cidade de Peniche foi completamente desprezado no último mandato. O eixo pedonal Largo 5 de Outubro – Rua José Estêvão deverá ser pois encarado dentro de uma solução mais global. No entanto, entendemos que não se podem criar zonas pedonais (tais como esta, a o Campo da República) sem cuidar de lhes conferir vida através de programas de animação, sob pena do seu comércio definhar e acabar por morrer.
O trânsito nestes espaços só deve ser autorizado em determinados períodos, e o precário estacionamento devidamente regulamentado.

terça-feira, setembro 29, 2009

Um futuro amigo de Peniche (Questão Nº2)

Acampamento cigano. O que se vai fazer de concreto nos próximos 4 anos para resolver esta situação?

Candidato pela CDU (António José Correia):

A resolução do acampamento cigano existente no centro da cidade de Peniche tem de ser encontrada no contexto das soluções gerais para fazer face às carências habitacionais do concelho de Peniche e deverá atender à especificidade desta etnia. Para tal, a Câmara Municipal de Peniche tem ao seu dispor, no âmbito do programa ProHabita, meios necessários, financeiros e técnicos, para alojar famílias com pedidos de habitação social,incluindo as famílias ciganas. Já foram efectuadas visitas de trabalho a outros municípios com soluções diferenciadas incluindo opções construtivas. Sendo um problema que se arrasta há mais de 20 anos, e tratando‐se de pessoas com direitos e obrigações, todas as forças políticas serão chamadas a ser parte da solução.


Candidato pelo PS (Carlos Amaral):

Questão de difícil resolução como demonstra o facto de, durante os vários mandatos decorridos desde a sua implantação, há mais de 20 anos, não ter ficado resolvido.
Estamos a falar de ocupação de terrenos privados, com a sua resolução no plano da justiça dos Tribunais, mas também de pessoas com a sua resolução no plano da aplicação de políticas sociais.
O primeiro desenvolvimento que esta candidatura pretende fazer é pegar na questão de forma consequente, desde logo com o apuramento do número de pessoas envolvidas e também na tomada de medidas que inviabilizem o aparecimento de novas situações através de uma monitorização diária.
Por outro lado, há que resolver a questão do Plano de Pormenor para a Zona Central da Cidade, previsto no nosso programa eleitoral, para que fique definido o que vai ser aquela zona.
Em paralelo, vamos conhecer experiências de sucesso ocorridas em outras autarquias. Depois e através de planos próprios e da celebração de parcerias e com o apoio do governo central, encontraremos medidas de natureza social, designadamente, através dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social - CLDS, instrumento do quadro do Plano Nacional de Inclusão Social.

Candidato pelo PSD (Luís Ganhão):

É inconcebível, em pleno século XXI, a manutenção daquele acampamento terceiro mundista no centro geográfico da península de Peniche. Por esse motivo será uma das nossas primeiras acções a solução deste autêntico cancro urbanístico.
Para isso propomos medidas de realojamento através de soluções que passem pela autoconstrução controlada em terreno dotado das infra-estruturas necessárias e com uma vigilância, acompanhamento e aconselhamento social apertado.
Consideramos aquela população como nossos iguais, tanto nos direitos como nos deveres. Por isso, urge a sua integração (embora que necessariamente lenta) nos usos e costumes, leis e regras comuns a todos os cidadãos.

segunda-feira, setembro 28, 2009

Um futuro amigo de Peniche (Questão Nº1)

Que futuro para o Campo da Torre? Com ou sem estacionamento automóvel? Com ou sem Feira mensal e Festa anual? Com ou sem gravilha?

Candidato pela CDU (António José Correia):
Relativamente a esta matéria, temos consciência que uma parte significativa da população de Peniche partilha da opinião de que o projecto do Campo da República, aprovado no mandato anterior, não foi a melhor solução. Face a isto, é obrigação do próximo executivo municipal procurar uma melhor solução, em consenso com todas as forças políticas, consciente de que todas as alterações serão financeiramente suportadas na íntegra pela Câmara Municipal de Peniche. A solução a ser encontrada deverá contemplar algum estacionamento, criar um circuito pedonal, e permitir a dinamização de actividades desse espaço. Aqui se inclui a possibilidade da realização do arraial da festa anual ‐ necessariamente em moldes diferentes dos actuais ‐ num formato construído em conjunto com a Paróquia de Peniche. Não nos podemos esquecer que a instalação da Pousada na Fortaleza de Peniche obrigará a encontrar uma solução que compatibilize os diferentes usos deste espaço nobre. Quanto ao piso, a colocação da gravilha foi a solução encontrada em alternativa ao saibro, que estava previsto no projecto, e que julgamos ser melhor opção.

Candidato pelo PS (Carlos Amaral):
Defendemos que deverá corresponder ao que esteve subjacente ao projecto da sua requalificação.
Entendemos que não deve, em circunstância alguma, ser convertido em parque de estacionamento, na sua total extensão. O estacionamento deverá resumir-se, tão somente, à zona do Alto da Vela.
Relativamente à Feira Mensal, não nos parece ser o local indicado para a sua realização.
Contudo, é perspectiva desta candidatura, a criação de condições para que a realização da Festa da N.ª Sr.ª da Boa Viagem volte a ter lugar no Campo da Torre.
Quanto ao piso, e tendo em conta o que referimos anteriormente, será num quadro de piso em saibro, aliás de acordo com o que foi definido pela equipa projectista.

Candidato pelo PSD (Luís Ganhão):
O arranjo do Campo da República (vulgo Campo da Torre) foi uma oportunidade perdida. Certamente que qualquer ideia que para aquele espaço se formule há sempre opiniões divergentes, sendo, pois, impossível encontrar uma solução consensual.
Em primeiro lugar, no nosso entender, importa dotar aquela área de vida dando-lhe animação que permita o florescimento de comércio, restaurantes e esplanadas. Para isso, é necessário reordenar o caótico estacionamento que actualmente ali ocorre. Porque não existem outras alternativas práticas (pena foi não se ter avançado com a criação de um parque de estacionamento subterrâneo), é preferível “limpar” a frente da Fortaleza, permitindo o parqueamento na zona lateral entre o Alto da Vela e zona da muralha Poente.
Igualmente julgamos ser essa a zona ideal para se devolver o arraial da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem ao lugar de origem. Já quanto ao mercado mensal, é necessário encontrar uma alternativa melhor que satisfaça o público e os comerciantes locais.
No que diz respeito ao revestimento do piso, a maior parte da área deverá ser em coberto vegetal e saibro, mantendo a gravilha só pontualmente para permitir um reajuste estético. Da mesma forma preconizamos a criação de passeios em pedra para maior comodidade dos peões.

Um futuro amigo de Peniche (etapa 7)

Começa hoje o período (oficial) de campanha eleitoral para as Autárquicas 2009.
Hoje, também, dar-se-á início à publicação das respostas das várias candidaturas às questões formuladas no âmbito da iniciativa "Um futuro amigo de Peniche", promovido por este blogue. As restantes respostas sairão a um ritmo mais ou menos diário.
Após a disponibilidade e colaboração dos candidatos para esta pública oportunidade de discussão de questões pertinentes para Peniche, seria adequado que este blogue também pudesse contribuir com uma elevada e construtiva participação dos seus leitores.
É para recordar continuamente essa intenção que os comentários no fim do post foram renomeados de contributos.

Resultados eleitorais no concelho de Peniche

PS................ 4316 (33,49 %)
PPD/PSD......... 3366 (26,12 %)
PCP-PEV......... 1588 (12,32 %)
CDS - PP......... 1354 (10,51 %)
BE ................1270 ( 9,85 %)


Abstenção: 48,37 %

O PS foi o partido mais votado em todas as freguesias do concelho, com excepção da Atouguia da Baleia onde o PSD foi a força política com mais votos.
Informação mais detalhada: aqui.

quinta-feira, setembro 24, 2009

Um futuro amigo de Peniche (etapa 6)

  • Confirmada a recepção das (não menos interessantes) respostas das candidaturas do PS e CDU à presidência da autarquia penicheira.
  • Decidido marcar o início da publicação comparada das respostas para a próxima segunda-feira, dia 28 de Setembro.
  • Público agradecimento pela disponibilidade e participação das três principais candidaturas na salutar discussão e comparação de soluções para tornar Peniche um lugar melhor.
  • Lembrar que as respostas a publicar são fruto de convite e solicitação pessoal para o efeito. Razão acrescida para apelar a uma adequada civilidade nas participações ao nível dos comentários, que permita toda e qualquer controvérsia nas ideias e propostas em discussão, mas evite o descaminho pela questiúncula pessoal ou meramente partidária. O objectivo é discutir projectos para Peniche e nunca pessoas ou partidos.

Assim naval

Ontem nos Jornal das Caldas:

"O Clube Naval de Peniche, com cerca de 800 sócios, está fechado desde o passado dia 11 por “não existirem condições de segurança necessárias ao normal funcionamento”, comunicou a direcção aos associados, após a “rotura do revestimento de duas vigas das estruturas do edifício bem como de parte da pala exterior”.“Estamos sujeitos a levar com um pedregulho na cabeça. Os pedaços que caíram do tecto na zona do bar, com a deterioração, chegavam a pesar quase três quilos e meio................"

Não parece, mas estes 800 sócios que se desviam de pedregulhos num clube a ameaçar ruína e com tradição formativa em desportos onde até temos palmarés olímpico, vivem naquele país que irá ser coberto por uma rede de Centros de Alto Rendimento de Surf, num investimento milionário em sofisticados projectos arquitectónicos para umas dezenas de atletas de elite.
Como manifesto apoiante da fileira da Onda, não deixo de fazer mais algumas, nesta contestação de prioridades.

quarta-feira, setembro 23, 2009

O SPOT de Campanha

Embora com algum atraso, não poderia deixar de divulgar a campanha que a Associação Juvenil de Peniche (AJP) tem a decorrer, desde o passado dia 18 de Setembro, visando a angariação de fundos para a recuperação do espaço do projecto SPOT, localizado na casa Municipal da Juventude, em Peniche.
O projecto SPOT é um espaço de encontro, informação e dinamização de actividades para os jovens do nosso concelho, com idades compreendidas entre os 13 e 30 anos.
No passado dia 4 de Setembro esse espaço sofreu um incêndio que destruiu parte do seu conteúdo (computadores, móveis e diverso material).
Esta campanha pretende angariar fundos para reequipar o espaço, possibilitando a sua reabertura o mais breve possível.
Durante a campanha haverá um espaço, junto ao Fórum da Parreirinha, com venda de livros, rifas (com simpáticos prémios), artesanato e postais. O horário de funcionamento é das 15h às 19h30, diariamente e até 5 de Outubro. A venda de rifas prolongar-se-á até ao fim do ano, com os prémios sorteados a 8 de Janeiro de 2010 e os vencedores divulgados na comunicação social e site da AJP.
Da AJP, não surpreende esta rápida e dinâmica resposta perante a adversidade.
A nós basta-nos participar....

terça-feira, setembro 22, 2009

Um futuro amigo de Peniche (etapa 5)

  • Recepção do (interessante) conjunto de respostas da candidatura do PSD.


  • Insistência junto da candidatura da CDU, de cuja adesão ainda não há confirmação.

  • Abandono das tentativas para obter e-mails de contacto com os candidatos do BE e do CDS/PP, junto dos respectivos partidos.
  • segunda-feira, setembro 21, 2009

    Motejando

    Mesmo em plena igreja, ela achava aquela imagem de S. João Baptista extremamente sensual.
    Mas ao contrário dos seus outros devaneios com origens mais reais, neste caso não teve nenhum daqueles sonhos eróticos, quentes, intensos e arrebatadores.
    Foi então acometida por grande dúvida.
    Seria iconocasta?

    sexta-feira, setembro 18, 2009

    O Hospital do dói dói

    Um autocarro da Rodoviária do Tejo despistou-se e embateu num muro perto de Casal Moinho, durante o trajecto para a Consolação.
    Houve cinco feridos ligeiros, sem qualquer gravidade.
    Três deles foram de imediato transportados para as Caldas da Rainha para que, e apenas por mera medida de precaução, fossem submetidos a simples exames de raios X.
    A urgência do Hospital de Peniche, fazendo uso máximo da tecnologia disponível, lá conseguiu tratar localmente os dois casos de escoriações ligeiras.
    E por enquanto, parece que o stock de betadine e algodão ainda é confortável.

    quinta-feira, setembro 17, 2009

    Reparem a ETAR e sereis salvos (® MJL)

    Registo com agrado as obras que decorrem na ETAR de Peniche.
    E também não me passou despercebido a interpelação que a deputada do Bloco de Esquerda Helena Pinto fez ao governo, no início de Agosto, sobre o seu deficiente funcionamento.
    Notei ainda o esclarecimento do vereador Jorge Abrantes, administrador do SMAS, que justificou a situação com a necessidade da ETAR em “tratar os efluentes industriais que esta é obrigada a receber, provenientes das indústrias de transformação de pescado instaladas na cidade e que não efectuam convenientemente o pré-tratamento das suas águas residuais, como seria desejável”.
    Agrupar, indistintamente, todas as indústrias penicheiras neste grupo, tem o mesmo grau de imprecisão que dizer que todas os autarcas são corruptos.
    E não é preciso procurar muito para encontrar múltiplas excepções em ambos os casos.
    Mas voltando à ETAR, a questão do incumprimento de algumas empresas industriais até poderia, por si só, ter funcionado como o financiamento necessário para as alterações agora previstas, se para tal se tivesse aplicado o regulamento municipal, aprovado em 1997, e que define claramente os valores das coimas a aplicar aos prevaricadores, segundo o meritório princípio do poluidor-pagador. Mas não consta que nada semelhante tenha alguma vez acontecido.
    Já na minha infância, havia dias em que era impedido de frequentar a praia da Gamboa, devido a descargas maiores dum esgoto que por ali corria com origem na Fábrica do Fialho. Mais tarde evitava a pesca submarina na praia do Porto de Areia Norte devido aos resíduos da Fábrica Marie Elisabeth. Por agora, tento não me aproximar do Carreiro do Cabo devido aos cheiros da ETAR que tratam um considerável e não programado volume de águas residuais provenientes da fábrica da ESIP.
    Mudam os tempos, mudam os nomes, mas o Ambiente em Peniche permanece refém do maior empregador local. Esta é, em súmula, a difícil escolha com que os autarcas penicheiros desde sempre se confrontam.

    quarta-feira, setembro 16, 2009

    ASAE fecha Forte de S. João Baptista na Berlenga

    Água doce corrente e microbiologicamente própria para consumo!
    É com este tipo de supérfluas e descabidas exigências que a ASAE atrapalha o negócio dos "Amigos da Berlenga".

    terça-feira, setembro 15, 2009

    Um futuro amigo de Peniche (etapa 4)

    • O PS, candidatura de Carlos Amaral, também aceita o desafio e confirma posterior envio de respostas às questões formuladas.
    • Segunda solicitação junto do mail do site do Bloco de Esquerda para conseguir um endereço de contacto com o respectivo candidato.
    • Nova tentativa de obter o contacto do candidato do CDS/PP, desta feita junto do delegado distrital do CDS, por indicação obtida junto do site do partido.

    Ver para lá do partido...

    Não me lembro bem da mensagem que constava nesta sinalética. Seria:

    PERIGO, não aproximar.
    Cidade com muito vandalismo.



    (ou de como se mostra que para melhorar Peniche é indispensável que (nós todos!) comecemos por exigir a melhoria do zelo e civismo de alguns munícipes (e visitantes), sem o que, não há candidatos que nos valham...)

    segunda-feira, setembro 14, 2009

    Ainda o Cabo Carvoeiro...

    ...mas por aqui, a cor é alvo de preocupante e fundada denúncia.

    Arte levada a cabo por Paulo Veiga

    Já lá vai o tempo em que as obras de arte obrigavam a demorada habilidade com uma panóplia variada de pincéis.
    Hoje, e não menosprezando o sedutor local, basta uma objectiva e muito talento.

    Um futuro amigo de Peniche (etapa 3)

    • Candidato do PSD, Luís Ganhão, aceita o desafio colocado por este Blogue e confirma o posterior envio de respostas às questões colocadas.

    • Bloco de Esquerda continua sem fornecer modo de contactar o respectivo candidato por Peniche.

    • Solicitado ao CDS/PP um contacto do respectivo candidato, Pedro Formosinho Sanchez, que, por meu desconhecimento da candidatura, não foi incluído no pacote inicial.

    sexta-feira, setembro 11, 2009

    Um futuro amigo de Peniche (etapa 2)

    Enviei hoje a lista de questões colocadas aos candidatos do PS, PSD e CDU às próximas eleições autárquicas.
    Utilizei os seguintes endereços, respectivamente:
    que serão passíveis de correcção, caso me indiquem outros mais adequados.
    Solicitei as respostas até 23 de Setembro, para poder dar início à publicação comparada por tema.
    Não descriminei o Bloco de Esquerda. Continuo a aguardar o endereço para contacto com o respectivo candidato que, há escassos dias, solicitei directamente no mail do site do Bloco.

    Recolhendo elevados encómios...

    Ontem, Peniche ficou mais longe da Europa.
    E sem complexos.

    quarta-feira, setembro 09, 2009

    Um futuro amigo de Peniche (etapa 1)

    Não contem comigo para fazer qualquer tipo de balanço à actuação do actual executivo camarário.
    No momento presente, considero mais interessante fazer a comparação de propostas para o próximo mandato e pelas quais irei pautar a minha decisão em termos de voto, com toda a liberdade inerente a um desapaixonado político assumido.
    Nessa perspectiva, dediquei-me a compilar os 7 temas mais discutidos neste blogue e que motivaram mais celeuma e/ou indignação.
    Irei remeter esta lista às candidaturas dos partidos políticos no concelho para recolha das suas propostas concretas nestes domínios, que também publicarei.
    Mais, e aqui é que isto se pode tornar interessante, acompanharei no próximo mandato essas promessas, com regularidade, e publicamente confrontarei o prometido e o devido.
    É tempo de criarmos uma maior, mais activa e esclarecida pressão cívica que se faça ouvir acima do ruído da cacofonia política.
    Quem sabe, um dia a Câmara de Peniche ainda vire vermelha e preta....

    E as questões que colocarei são:

    1- Que futuro para o Campo da Torre? Com ou sem estacionamento automóvel? Com ou sem Feira mensal e Festa anual? Com ou sem gravilha?

    2- Acampamento cigano. O que se vai fazer de concreto nos próximos 4 anos para resolver esta situação?

    3- O insucesso pedonal de Peniche. O Eixo pedonal Largo 5 de Outubro, D. Pedro V e Rua José Estevão terá ou não trânsito e estacionamento automóvel nos próximos 4 anos?

    4-No acesso automóvel à ilha do Baleal o que vai mudar?

    5-Qual o futuro para o Cais das Gaivotas, após a remodelação do Fosso das Muralhas?

    6-ETAR, ESIP e Fábrica de Farinha de Peixe, o que vai mudar no “aroma” penicheiro?

    7-Futura marina de Peniche. Qual o modelo a seguir e onde se deverá localizar?
    Peniche poderá ter um novo passeio marítimo?

    terça-feira, setembro 08, 2009

    PENICHE Skatepark Session

    Não sou fã de exibições em BMX.
    Mas sei reconhecer o recurso a cenários de fundo de particular beleza.
    Este caso é bem demonstrativo do muito que se poderia fazer no magnífico enquadramento da fotogénica muralha penicheira.
    (Imprescindível visualizar em ecrã inteiro e queiram desculpar os 20 segundos iniciais de incontornável publicidade)



    (retirado daqui e dacolá )

    O vigor da mocidade

    Poderá ser difícil mantê-lo, mas será mesmo preciso considerá-lo adversário?

    domingo, setembro 06, 2009

    Pesar

    (ver Info1 e Info2)

    sexta-feira, setembro 04, 2009

    MacaSurf nasce em Peniche, capital da onda

    Este surfista conseguiu aguentar 14 horas em cima da Maca, na onda da incompetente assistência hospitalar portuguesa.
    Está criada uma nova modalidade, o MacaSurf, onde, tal como nas outras variantes, Peniche também apresenta condições excepcionais para a sua prática.
    Sem assistência médica condigna, temo que Peniche (e Portugal) se arrisquem a, no futuro, ver a elite do Surf por um canudo...
    (foto de Clark Little)

    quinta-feira, setembro 03, 2009

    Irrelevância Relevante

    Inaugura amanhã, dia 4 de Setembro, pelas 18 horas, no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, a exposição de fotografia do Professor António Alves Seara intitulada "Insignificâncias Significantes".
    Na ocasião será também feito o lançamento do seu segundo livro de poemas "Um rio chamado ilusão".
    Nas artes, tal como noutros domínios de intervenção local, espera-se mais uma contribuição significativa.

    terça-feira, setembro 01, 2009

    Cuidados Continuados

    Resulta extemporânea a recente notícia no site da Autarquia com o rótulo "A verdade sobre o Nosso Hospital", com origem n'O Gabinete de Apoio ao Presidente da Câmara Municipal de Peniche.
    Não se percebe a oportunidade do título, nem a republicação de factos passados, o último dos quais remonta a Janeiro último, sem que se informe ou constate qualquer novidade sobre esta matéria.
    A outra única referência recente a este tema que encontrei, é o forte ataque político que, com base nele, é desferido pelo PSD no blogue da sua candidatura autárquica.
    É claro que, perante tal, a CDU terá todo o direito de se defender e de relembrar factos que entenda virem em sua defesa.
    Já discordo em pleno que o faça no site da Nossa autarquia.

    Sonho causado pelo voo de uma abelha
    à volta de uma romã, um segundo antes de despertar
    Salvador Dali