quinta-feira, junho 30, 2011

Peniche com o Índico a sulcar o Atlântico

Uma de duas lanchas de desembarque construídas nos Estaleiros Navais de Peniche, para o governo Moçambicano, a zarpar com destino a Maputo.
(Foto, lá está, de Carlos Alberto Tiago)

terça-feira, junho 28, 2011

Ao serviço de sua Majestade, a sardinha.

Está quase aí a edição 2011 do Festival Sabores do Mar, em figurino cada vez mais próximo das saudosas versões primordiais.
Uma das críticas que se pode fazer ao histórico deste evento é não ter contribuído para o desenvolvimento de novas receitas, de inovadores sabores do mar, que possam alargar o receituário existente e contribuir para uma desejada e apreciada variedade na restauração local.
Por isso tenho dúvidas nesta aposta na globalizada sardinha, que me parece deixar tudo como dantes, não fosse o azeite de Abrantes.
Gosto muito de sardinha e serei, como sempre, frequentador do evento, mas que fique aqui registado que no que toca à Rainha da Festa prefiro permanecer republicano.

segunda-feira, junho 27, 2011

Peniche Objectiva

Integrada nas celebrações em honra de S. Pedro, organizados pela Junta de Freguesia homónima, terá lugar a partir de amanhã, 28 de Junho, na Sala do Governador da Fortaleza de Peniche, uma exposição de fotografia de Carlos Alberto Tiago.
Pelos relevantes serviços prestados a este e muitos outros blogues, na disponibilização de reportagens fotográficas sobre a actualidade de tudo o que a Peniche respeita, mais que se justifica este especial destaque.

sexta-feira, junho 24, 2011

Em defesa do nosso género de "ambiente"

Médicos mortos passam receitas a doentes já falecidos é notícia recentemente divulgada em Portugal.
Não desvalorizem a utilidade deste circuito!
É que vejo aqui uma interessante alternativa para a valorização dos medicamentos com validade expirada.

Como queremos a envolvente do fosso?

No âmbito da recuperação do Fosso da Muralha, nomeadamente a segunda fase das obras, que contemplará o projecto para os espaços contíguos ao fosso, está aberto no site da Câmara Municipal de Peniche, até ao dia 15 de Julho, um espaço de Participação Pública visando recolher sugestões e contributos para o futuro desta zona.
As participações deverão ser enviados por e-mail para: soudepeniche@cm-peniche.pt, ou através de carta para Gabinete de Apoio ao Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Largo do Município – 2520-239 Peniche.
Aos munícipes recomenda-se vivamente que participem nestas oportunidades de exercer uma participação activa na construção do futuro da cidade.
Aos receptores das participações, e contrariamente a situações anteriores, recomenda-se que, no mínimo, agradeçam.

Peniche Amigos Clube em 7º no Duatlo de Abrantes

A equipa de Triatlo do Peniche Amigos Clube conquistou o 7º lugar colectivo no 1º Duatlo BTT “João Campos”, em Abrantes, no passado dia 18 de Junho, tendo subido 2 lugares no ranking de 2011 da Taça PORterra.
Os seus veteranos foram ainda premiados com uma subida ao pódio no respectivo escalão:
Medalha de Ouro em Veteranos 3 - Mário de Sousa
Medalha de Prata em Veteranos 1 - Joel Marcelino
Medalha de Prata em Veteranos 2 - Luís Pereira
Medalha de Bronze em Veteranos 5 - Silvino Muchacho
Os 139 atletas participantes cumpriram um percurso de 5 kms de corrida, 20 kms de BTT e mais 2,5 kms de corrida.

quarta-feira, junho 22, 2011

Nem tudo o que vem à rede é Museu

Foi recentemente anunciado pela Câmara Municipal de Peniche a criação de um futuro Museu das Rendas de Peniche no piso inferior do ex-edifício de António da Conceição Bento, na Rua Marquês de Pombal, em Peniche, após as necessárias obras de reabilitação.
Não duvido da superior intenção deste projecto, no seguimento duma continuada estratégia de afirmação desta refinada forma de artesanato, como por aqui tenho enaltecido.
Já não tenho tanta certeza sobre esta tendência para criar uma rede de pequenos museus específicos, incluídos na denominada rede museológica local.
Percebo a maior facilidade, versatilidade e celeridade financeira deste conceito. Mas será que um conjunto de uns tantos museuzinhos, ainda que interessantes e bem concebidos, terão o mesmo apelo e impacto que um digno, abrangente e ecléctico Museu de Peniche, com dimensão, arquitectura e acervo capaz de granjear projecção nacional?
Não me consigo decidir! Qual é a vossa opinião?

Primeiro Gamboa-Berlenga em Kitesurf

Foto de Carlos Alberto Tiago. Video-reportagem: aqui.

segunda-feira, junho 20, 2011

Será que o céu só não nos cai em cima...

...porque a Nau dos Corvos não deixa?

(inspirado nesta excelente foto de Hugo Gonçalves, retirada daqui.)

Das Hawaii Europas

Segundo o diário alemão Badische Zeitung, o Hawai da Europa é no Baleal.
Aloha!

sexta-feira, junho 17, 2011

Válido pelo conteúdo, não pela forma

Projecto para o futuro Centro de Interpretação do Património Geológico do Litoral de Peniche, conforme por aqui sugerido, e acolá justificado, a construir no local do actual "Filtro" (depósito elevado de água), em Peniche de Cima.
(Fonte da imagem: Dita de fidedigna, segundo Carlos Alberto Tiago)

Marchas Populares na Atouguia

Numa época em que muito se fala de crise de associativismo, é grato constatar a participação das colectividades locais no Desfile de Marchas Populares, cuja segunda edição decorrerá sábado, 18 de Junho, pelas 21h30 em Atouguia da Baleia, numa organização da Junta de Freguesia.
À laia de aperitivo, permitam-me que daqui destaque a Marcha da laboriosa Associação Desportiva e Recreativa de Casal Moinho, que tão bem sabe puxar a brasa à sua sardinha. O tema desta marcha é o Matrimónio(ligar o som!).

quarta-feira, junho 15, 2011

Morrendo descalços

Se por cá já se tivessem fabricado ânforas há 2000 anos e conservado peixe em pasta de garum. Se Peniche tivesse tido uma importante indústria conserveira com dezenas de unidades e por onde passaram largos milhares de trabalhadores, sobretudo operárias. Se essa indústria, ainda que com escassas unidades, permanecesse com um dos mais importantes centros conserveiros do país. Se na nossa terra Júdice Fialho tivesse construído alguma fábrica. Se por cá se tivesse fabricado conservas cuja marca ainda hoje fosse uma referência internacional da qualidade do pescado português, como é o caso de Marie Elizabeth.
Então, talvez pudéssemos ter um Museu como o de Portimão!

terça-feira, junho 14, 2011

Sou de Peniche!

Nos dias 21 e 22 de Junho, no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, vai ter lugar a 5ª edição da Convenção "Sou de Peniche", desta vez sob o tema "Por um território vivo, onde apetece viver!”.
Trata-se dum momento de excelência para discussão e debate dos projectos presentes e futuros do Concelho, fomentar uma cidadania participativa e constituir uma reflexão sobre o "penicheirismo" em geral.
Desde o primeira edição que sou adepto deste conceito e do que ele representa enquanto afirmador da identidade local. E é com indisfarçado orgulho que pavoneio a t-shirt homónima nas minhas deambulações.
Duas críticas/sugestões me serão permitidas depois da isenção que esta introdução me confere.
A primeira prende-se com a necessidade de equilibrar mais a participação pública em detrimento da contribuição institucional. Os momentos de debate decorrem sempre após a apresentação de temas pré-definidos, devidamente moderados, sem grande margem de variação. Falta na Convenção um painel de tema livre, para onde possam ser seleccionados um determinado número de intervenções capazes de gerar ideias inovadoras, de constituir novas perspectivas e funcionarem como um debate de acção e não de reacção. Um momento e espaço para a cidadania de proactividade.
A segunda crítica prende-se com a escolha de datas. Não sendo um tema que se conjugue, de forma directa, com muitas das preocupações profissionais locais, a sua marcação para dia útil (caso do dia 22) coloca muitos penicheiros num dilema entre a identidade local e a responsabilidade profissional. Deveria ter sido evitado!

segunda-feira, junho 13, 2011

Rumo a Peniche


No próximo fim-de-semana, 18 e 19 de Junho, Peniche vai receber V troféu de Orientação Pedestre do ATV (Académico de Torres Vedras), que integra os Campeonatos Nacionais de Distância Média e de Sprint.
O evento consta de duas provas.
A primeira (distância média) realiza-se na tarde de sábado na zona do Pinhal de Ferrel (originariamente programada para a zona dunar entre a Consolação e Peniche, a prova não foi autorizada naquele local pela Administração da Região Hidrográfica do Tejo, para quem uma centena de atletas a correr nas dunas, um dia no ano, parece ser mais lesivo que o existente campo de golfe).
Já a prova da manhã de domingo, na modalidade Sprint, decorrerá nas ruas de Peniche, com partida da Fortaleza.
As corridas de orientação fazem parte de uma modalidade desportiva federada, em que o desporto se conjuga com a observação e desfrute da natureza, e em que a progressão se faz com o auxílio de bússola e de mapas específicos da modalidade, havendo uma série de pontos marcados no mapa onde o participante tem de registar obrigatoriamente a sua passagem.
Trata-se dum tipo de prova que admite uma polivalência de formas de participação, desde a mais disputada competição em corrida alucinante, até uma calma e relaxante caminhada em família.
Uma excelente oportunidade para quem por cá se queira iniciar ou testar na modalidade.
Mais info: aqui

Peculiares Relaxes (XXXV)

Incursão meridional despovoada

quinta-feira, junho 09, 2011

Vamos usar a "nossa" Fortaleza?

Mais do que uma bonita Pousada riscada pelo lápis dum Siza ou dum Sinclair.
Mais do que um Museu preservador da memória dos que muito por ali sofreram.
O que eu mais gosto mesmo de ver na Fortaleza é o seu usufruto pelos penicheiros numa multiplicidade de actividades que ali são possíveis e muitas vezes se valorizam em tão perfeito enquadramento.
O melhor seria mesmo conciliar estas três valências mas, não o sendo, que a Fortaleza nunca deixe de servir Peniche.
Vem isto a propósito das celebrações em honra de S. Pedro, organizadas pela Assembleia e Junta de Freguesia homónimas, e em que muitas das actividades se realizam precisamente naquele local.
Parabéns pela iniciativa e pela feliz escolha da "base" das celebrações.
(mais info no cartaz/convite anexo. Clique para ampliar)

quarta-feira, junho 08, 2011

E afinal, há petróleo em Peniche?

No rescaldo do interessante colóquio promovido pela Armeria, Movimento Ambientalista de Peniche, visando divulgar e discutir o tema da prospecção petrolífera na denominada Bacia de Peniche, ficaram-me duas certezas.
A primeira é que existem variados indícios científicos que apontam para a existência de petróleo na zona, embora ainda não sejam conclusivos sobre a viabilidade económica da sua exploração.
A segunda é o nosso outro "petróleo" geológico, a riqueza, singularidade e interesse científico de várias zonas do litoral penicheiro, que o colocam como um dos melhores lugares do planeta para desfrutar, seguir, estudar e "ver" a evolução geológica do nosso planeta.
Esse sim, um poço que há muito deveria estar a repuxar...

(PS: atrevo-me mesmo a avançar com um local para o futuro Centro de Interpretação do Património Geológico do Litoral de Peniche, adequadamente situado junto ao Porto de Areia Norte e que, logo no projecto inicial, poderá incluir miradouro paisagístico: Proponho este local!)

Foi no sábado passado...

O sempre espectacular "chapinhar" do mais antigo Triatlo português.
(Foto de Manuela Bello)
(mais testemunhos por aqui ou mesmo aqui)

terça-feira, junho 07, 2011

A seita tem um radar (XXXIV)

O Governo de Peniche, segundo Óscar Mascarenhas no Jornal de Notícias

segunda-feira, junho 06, 2011

Porque não podemos faltar...

Porque o currículo do orador é garantia de um interessante colóquio. Porque por parte dos intervenientes há uma genuína dedicação às preocupações e desafios que o tema encerra. Porque há nobres intenções por trás de quem organiza este tipo de iniciativas que visam prestar serviço à comunidade. Porque Peniche deve retribuir participando, a quem graciosamente contribui para a discussão e divulgação de conhecimentos.
É por isso que não podemos faltar...

Legislativas 2011

Mais info: aqui

sexta-feira, junho 03, 2011

O "Filtro"

(Foto de Carlos Alberto Tiago)

Desconheço as razões pelas quais este depósito elevado de água, construído em 1931 pela Câmara Municipal de Peniche, acabou por ficar conhecido por "Filtro", ao ponto de ainda hoje a escola de ensino básico que lhe fica por perto ser conhecida por "escola do filtro". O que sei é que os habitantes de Peniche em geral, e os de Peniche de Cima em particular, há muito se habituaram a esta altiva silhueta, pintada no seu característico tom amarelo.
Face ao flagrante estado de degradação desta estrutura, o apelo chega de muitos lados para que se providencie à sua urgente recuperação, antes que a ruína seja irreversível.
É dessa meritória intenção de preservação do património local que faço aqui eco.

quinta-feira, junho 02, 2011

Antigos de Peniche XIX