Coletes de Segurança
Pescador de Peniche em pleno teste de novos coletes de segurança, logo após a apresentação das propostas do Bloco de Esquerda.Não ser hoje um ativo Amigo de Peniche, é sê-lo na aceção histórica.
Pescador de Peniche em pleno teste de novos coletes de segurança, logo após a apresentação das propostas do Bloco de Esquerda.
Incluído no recente plano da rede de ciclovias para Peniche consta uma ponte em madeira que irá permitir a ligação segura entre a zona do Parque Urbano e a ciclovia que liga a rotunda de início do IP6 ao Casal da Vala, algo que há muito venho sugerindo.
Em consequência de protocolo assinado com a Administração da Região Hidrográfica do Tejo (ARHT) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, a Câmara Municipal de Peniche irá proceder à notificação para remoção de 48 instalações ilegais junto da praia do Baleal, entre as quais roulottes, tendas, casas de madeira e de alvenaria, situados em zona abrangida pelo Plano de Ordenamento da Orla Costeira.
Tomei conhecimento por aqui que, "a bem ou a mal", as obras do Fosso das Muralhas em Peniche arrancarão no mês de Abril. Estou ansioso para que urgentemente se resolva o premente imbróglio do início desta obra para que depois, calmamente, serenamente e tranquilamente voltemos às apostas sobre a data de rearranque das obras da nova Biblioteca Municipal.
A Capitania do Porto de Peniche vai promover um novo curso de formação de Nadadores Salvadores, nas Piscinas Municipais de Peniche, de 30 de Abril a 8 de Junho.
Decorreu na passada sexta-feira o 8º Jantar Vínico da Tasca do Joel.
Desta vez coube a José Bento dos Santos divulgar os seus afamados vinhos da Quinta do Monte d’Oiro e fê-lo com o saber, charme e eloquência que lhe são reconhecidos.
Nos sólidos, a contribuição da Tasca está cada vez mais cuidada e relembro, salivante, o polvo com batata-doce que tão bem se deixou envolver num aromático Madrigal. Foram várias combinações bem sucedidas no tradicional ambiente de efusiva(!!) confraternização a que a esmerada organização do sempre visionário Joel nos tem habituado.
Mas o momento alto da noite foi mesmo a sessão de provas que antecedeu o jantar.
Claramente entusiasmante, José Bento dos Santos conduz-nos por uma viagem de paralelismo entre vinhos da casta Syrah e a música do Capricho 24 de Paganini.
No início, vinho e peça musical são apresentados na sua faceta mais simples. Com o decorrer da prova surgem vinhos cada vez mais elaborados, tendo por fundo a mesma música mas com interpretações de crescente complexidade em paralelo e apoteótico trajecto que não dispensa versões modernas tanto do vinho, como da música (vide o Andrew Lloyd Webber incluso).
No final, rendidos à diversidade e sintonia dos mistérios da vinha e da pauta, restou-nos erguer o copo e brindar:
Bravo!!
Confesso que por vezes sou levado a pensar que as camadas (ainda!) mais jovens não sabem valorizar devidamente o potencial turístico de Peniche, nem as soberbas condições com que a natureza bafejou este tômbolo penicheiro, que por mar dentro se aventura.
No seguimento do projecto "Poesia na Garagem", desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Peniche, e que já conta com um longo historial de divulgação de poesia em língua portuguesa, decorrerá sábado, dia 20, pelas 21h30, na Capela de Santa Bárbara, sita na Fortaleza de Peniche, mais uma sessão desta iniciativa.
Na ressaca do "fola" criado pelo post anterior, importa de novo demarcar-me da corrente que se opõe à aposta nos desportos da onda em Peniche e ao meritório trabalho que tem sido desenvolvido nesse domínio. Sempre por aqui defendi a exploração desse recurso natural único, ponderada por uma exaustiva avaliação do seu potencial económico para o concelho, em processo que deverá integrar a autarquia mas também todos os agentes económicos envolvidos.
"Tivemos de escolher entre ter um porto de águas profundas ou uma onda que vale milhões. Escolhemos a onda".
Remonta a Dezembro de 2006 (!) a minha primeira referência à Berlenga como justa candidata a maravilha, qualquer que seja o mundo de não invisuais que queiram considerar.
Com o tema " As Rendas de Bilros vão à Escola" o Município de Peniche vai desenvolver uma iniciativa visando divulgar e fomentar a arte da Renda de Bilros junto dos mais jovens.
Como aprendiz de fotógrafo acontece-me sucumbir perante a força de alguns trabalhos mais conseguidos.
(com um obrigado ao PR pela dica)
(texto, foto e montagem de Carlos Alberto Tiago)

"....Os atletas do Peniche Amigos Clube não se amedrontaram com o temporal e arrecadaram mais duas medalhas: o ex-maratonista Mário Sousa conquistou a prata em Veteranos 2 e o estreante Joel Marcelino trouxe o bronze em Veteranos 1. Por equipas o PENICHE A. C. ascendeu ao 14º lugar....."
A pergunta do DN desporto é objectiva:
